domingo, 22 de abril de 2012

Vingadores Vs. X-men

O post a seguir contém SPOILERS, é óbvio! 


Como não foi muito requisitado por meus fãs, eis aqui o primeiro post sobre HQs! E não é pouca coisa; é sobre Vingadores Vs. X-men - o evento Marvel Comics do ano (Bom, nos EUA, claro...).

Então. Eu sei que, nas internetês, todo mundo conhece os X-men - os mutantes renegados por um mundo que eles não criaram. Por outro lado, os Vingadores não são tão populares entre o público, no Brasil... Exceto, claro, para leitores de quadrinhos. Para esclarecer, assim, os Vingadores são os maiores heróis da Terra, unidos contra um mal que nenhum super-herói poderia enfrentar sozinho! Falar da equipe como um todo seria um saco demorado, mas, para facilitar, entenda que se tem Capitão América, Thor e Homem de Ferro juntos, temos Vingadores

Só que, praticamente, desde o ano passado, a Marvel Comics soltou uma imagens relativas ao retorno da Fênix, uma entidade cósmica de destruição que, entre outras coisas, "matou" a Jean Grey duas vezes, nas HQs, e no filme lá, mas podem esquecer disso. 


Para muita gente, era mais uma daquelas ressurreições forçadas e tal... Porém, entre março e abril de 2012 - obóviamente -, saíram as edições #00, #01 e #02, que são nosso objeto de estudo, aqui e agora! Preparem-se! :D 

Então, na edição #00, temos a repercussão do retorno de Wanda, a Feiticeira Escarlate - depois de Avengers: Children's Crusade, que é bem boa -, e da importância da messias mutante, Hope Summers, a primeira mutante a nascer após a Dizimação. Curiosamente, essas personagens são dois lados de uma moeda cheia de rancor e conflito: resumindo muito, a população mutante da Terra foi reduzida ao número de, aproximadamente, 198 mutantes. A culpada: Wanda Maximoff, ao final da Dinastia M, com o seu "Chega de mutantes." Hope, então, é considerada a messias por ser, enfim, aquela que nasceu após essa magia foderosa da Feiticeira - tão foderosa que, para muitos, os mutantes estavam extintos e em todas as realidades. Daí, tem toda uma introdução, batalhas com vilões e...!

Um dia, vou desenhar assim...
Pessoalmente, gostei da proposta da edição. Não vou entregar tudo, mas tem um lance com a Wanda que, para quem é leitor mais antigo, vai deixar o pessoal um pouco bolado, certamente. É leitura rápida e até com alguma profundidade...

Já na edição #01, temos o que, supostamente, é o motivo do versus no título. A Fênix, segundo os Vingadores, está voltando para a Terra e, ao que tudo indica, vai para Utopia (Obs.: Utopia é a ilha dos X-men de Ciclope. Há, agora, além disso, os X-men de Wolverine, no Instituto Jean Grey para Estudos Avançados - na antiga mansão, destruída por Sentinelas durante o Complexo de Messias. Os dois se desentenderam feio durante CISMA e cada um foi pro seu lado depois de um quebra insano...) e pretende "agregar-se" à supracitada Hope Summers. Daí, claro, os Vingadores acham isso uma merda foda, querem impedir o esquema e vão lá pedir pro Ciclope entregar a menina e deixar tudo na boa. Só que não.



É. Scott Summers, o babaca, solta uma magia pra cima do Capitão. Aliás, faltou citar que o Ciclope tá numa onda quase fascista e monomaníaca, ultimamente - o que levou à saída de Logan, mencionada anteriormente. Na mesma edição, antes disso, vemos mais de sua babaquice caolha e tal. Contudo, o que importa é que o Steve Rogers, the super-soldado, não marca bobeira:


A imagem ficou meio ruim, mas, sim, são TODOS os Vingadores disponíveis no aeroporta-aviões sobrevoando a praia que rola a treta entre os escoteiros. Então. Tem o Hulk Vermelho, o Wolverine, o Aranha, o Homem de Ferro e outros picas. Claramente, qualquer leitor ficará pilhadaço e pensaria: "A-HA!". Termina, assim, a edição #01. Até aí, tudo bem.

Na edição #02... Bom, na edição #02, rola o quebra de fato entre as equipes. Não entrego todos, aqui, mas tem Coisa e Luke Cage contra Namor, dentro d'água (Hmmm... Boiolas!) e o Pantera Negra com problemas maritais com Tempestade, por exemplo. E é isso. Bom, não é só isso, mas é como se fosse. Fora a cena a seguir...



...Não teve muita coisa interessante, não. 

Essa edição, sinceramente, ficou num tom tão galhofeiro que fiquei com vergonha. Nem minha Grandes Heróis Marvel #31, onde o Magneto, sozinho, come derrota TODOS os Vingadores é tão idiota. Não pela porrada, mas pelas descrições da porrada. Pra cês terem uma ideia, tem um recordatório do momento onde Emma Frost, na forma de diamante, dá um soco em Tony Stark. Nisso, fui obrigado a ler: "O soco mais caro da História." Ai, Marvel... A sorte é que eu baixo pego emprestado, essas coisas.


Rola muita porrada, é óbvio. E, confiram comigo no replay, se não ficou claro, Wolverine está contra os X-men. Nessa parte, aliás, rola uma (das três) cena legal, onde Dominó, Mancha Solar e outros chamam o Carcaju de traidor, bicha e coxinha!

...


Ok. Só de "traidor", mesmo.

Logo depois, rola algo um pouco mais coerente do que a briga. Basicamente, Hope mostra que é cabra homem. Daí, corta para uma parte dos Vingadores que estão no espaço, tentando impedir a Força Fênix. E a edição termina com Thor dizendo algo que só Thor poderia dizer. Foda. Só pra constar:


Por fim, como estamos só no começo de um evento de sei lá quantas edições, não vou entrar numas de criticar o conceito, como muitos falam da recorrência enfadonha dessas treta entre heróis da Marvel - até no filme dos Vingadores terá, entretanto... Mas acho muito maneiro eles, finalmente, juntarem essa moçada toda e tentar mostrar o que rendeu de Dinastia M, Dizimação, Children's Crusade e Fear Itself - as duas últimas, inclusive, tão pra ser publicadas no Brasil. Ao meu ver, promete mais do que aquilo está sendo vendido, até o momento... Ou não.

É isso! Voltamos com as impressões das edições #03 e #04, lá por metade de maio. Aguarde! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário